A aldeia do Piódão, também conhecida como a “aldeia presépio”, graças ao tom e disposição das suas casas de xisto, convida-nos a conhecer um mundo pitoresco.
O Piódão é uma das Aldeias Históricas de Portugal, onde o tempo preserva a beleza da região e onde são inúmeros os cenários para visitar e se perder de encanto.
Situado num magnífico vale, resguardado dos fortes ventos que castigam o alto da deslumbrante Serra do Açor, a majestosa aldeia do Piódão remete-nos para a imagem do presépio devido à forma harmoniosa com que as suas casas se encontram dispostas, em forma de anfiteatro.
São as tradições que dão alma à aldeia, a par com as populações locais, que nos fazem sentir em casa desde o primeiro instante, até ao momento de partir para uma nova aventura.
Apesar de algumas tradições se terem perdido, outras persistem e são visíveis aos olhos dos visitantes.
As cruzes colocadas nas padieiras das tradicionais portas pintadas de azul, um costume dos piodenses que, no dia de Santa Cruz, depois de irem à missa, pregam nas padieiras das portas de entrada das casas uma pequena cruz de madeira com folha de louro e oliveira, invocando a proteção de Santa Bárbara contra as fortes intempéries.
A produção artesanal é também ela muito característica desta aldeia e corresponde a objetos de xisto, como miniaturas das casas de Piódão, cestaria, colheres e gamelas de madeira. No largo da igreja, encontramos os comerciantes de artesanato e licores, que nos dão a provar os sabores do Piódão, como a deliciosa broa de batata, o mel, o queijo da serra, os licores ou a aguardente.