O website da Portimar recorre a cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade e cookies aqui.

Homepage
Monsaraz

Monsaraz

A vila de Monsaraz mantém a magia de tempos antigos.

Monsaraz é uma das vilas amuralhadas mais bonitas de Portugal.

Esta airosa vila medieval mantém a sua magia de outrora como poucos lugares no mundo. Feita de cal e xisto, este lugar sussurra-nos, por entre o eco dos nossos passos nas suas ruas, magníficas histórias de reis audazes, cavaleiros templários, gentes bravas e damas de beleza singela. Suspensa no tempo, a histórica povoação alentejana é uma das mais antigas de Portugal.

Continuar a ler

Descobrir Monsaraz é viajar no tempo e desfrutar da História no presente. E há tanto para ver e sentir nesta encantadora máquina do tempo, bem no coração do Alentejo!

Situada no topo privilegiado de uma colina e com vista sobre o Guadiana e a fronteira com Espanha, Monsaraz tornou-se altamente cobiçada por múltiplas civilizações que a disputaram desde tempos pré-históricos. Na região, estão registados várias centenas de pontos arqueológicos dos períodos Paleolítico, Neolítico, Calcolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro.

As muralhas que circundam a vila guardam uma povoação acolhedora, onde a luz acaricia os pitorescos e tradicionais lares das hospitaleiras gentes desta terra. Em qualquer restaurante, o visitante é brindado com os cantares alentejanos, proclamado em 2014 como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Monsaraz é também um dos principais locais em Portugal de Astroturismo.  A reserva Dark Sky Alqueva foi a primeira do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination, atestando as características únicas do céu noturno da vila alentejana.

Para os que se aventuram à descoberta de ruas estreitas, cantos e recantos soalheiros ou de pontos altos como o Campanário e a Torre das Feiticeiras, é certa a sensação de deslumbramento e surpresa causada pela magnífica e tradicional paisagem agora enriquecida pela beleza do Grande Lago Alqueva.

Para além dos fatores ambientais que resultam da combinação de influências mediterrânicas e atlânticas, com uma riqueza de cores de acordo com os ciclos da natureza e as estações do ano, a gastronomia é também um dos pratos fortes desta região, sendo ele o reflexo do aproveitamento e combinação de ervas aromáticas, do azeite e do pão. Por consequência, a presença à mesa do tradicional pão alentejano, das azeitonas, do queijo e enchidos é obrigatória.